Investigadora do INS integra o Comité Consultivo do APCC
A pesquisadora e directora da Divisão de Inquéritos e Observação de Saúde no Instituto Nacional de Saúde (INS), Ivalda Macicame, é desde a última terça-feira, dia 28 de Maio do ano em curso, membro do Comité Consultivo do Consórcio Africano de Coortes Populacionais (APCC). Trata-se de uma entidade defensora do envolvimento multidisciplinar e estratégias inovadoras para um impacto positivo na saúde e no bem-estar das comunidades africanas.
A eleição teve lugar na conferência do APCC, que decorreu de 27 a 28 de Maio, em Cape Town, na República da África do Sul.
Macicame, que é, igualmente, investigadora principal de duas importantes coortes populacionais de Moçambique, nomeadamente o Sistema Comunitário de Observação em Saúde e de Eventos Vitais e o Sistema de Vigilância Demográfica e de Saúde da Polana Caniço, integra um grupo de 10 membros do comité em referência, sendo a única representante proveniente de um país africano de língua oficial portuguesa.
O APCC foi criado em 2022 para estabelecer um plano de trabalho para o consórcio e tem como objectivos criar uma capacidade transformacional e um fórum sobre coortes populacionais, reunindo um amplo espectro de cientistas africanos, tomadores de decisão e outras partes interessadas, bem como criar mecanismos de colaboração baseados em evidência, que não só catalise a investigação inovadora, mas também promova a sustentabilidade a longo prazo.