Capacitados técnicos de Laboratórios de Saúde Pública em diferentes técnicas de diagnóstico especializado
O Instituto Nacional de Saúde (INS) capacitou, entre os dias 06 e 17 de Maio corrente, técnicos dos Laboratórios de Saúde Pública em matérias de diagnóstico molecular especializado do vírus SARS-CoV-2, Influenza, Vectores da Malária, Tuberculose, Parasitas Intestinais e na preparação de Painéis de Proficiência de Serologia do HIV e Dual HIV/Sífilis.
Trata-se de uma capacitação que visava, entre outros objectivos, dotar os praticantes de habilidades e competências necessárias para realização de diagnóstico molecular de uma variedade de agentes infeciosos com precisão e confiabilidade, bem como a preparação de painéis de proficiência para testes serológicos.
Com duração de 10 dias úteis, o treino decorreu nos laboratórios do INS, com destaque para Virologia, Parasitologia, Tuberculose, Serologia e Entomologia.
Com a formação, espera-se que os técnicos adquiram habilidades necessárias para enfrentar desafios relacionados ao diagnóstico e monitoramento de doenças infecciosas, contribuindo assim para a saúde pública.