Investigadores discutem resultados de pesquisa em Saúde em Gaza
O Núcleo Provincial de Pesquisa de Gaza, em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde (INS) e em parceria com a Elisabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation, realizou, ontem (06.07), na cidade de Xai-Xai, o Terceiro Dia Aberto de Pesquisa em Saúde da Província de Gaza, com o objectivo de apresentar e discutir resultados de pesquisas realizadas naquele ponto do país por técnicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e parceiros de cooperação.
O evento, que visa, igualmente, promover a troca de experiências entre os parceiros e programas que actuam no sector da Saúde, juntou mais de 100 participantes de várias instituições dos sectores público e privado.
Durante o acto de abertura, a Directora Provincial de Saúde de Gaza, Mulássua Simango, frisou que Gaza foi pioneira na realização deste tipo de evento como forma de promover a divulgação de resultados de vários estudos realizados a nível da província, com vista a melhorar os cuidados de saúde e a tomada de decisão baseada em evidências.
“A implementação de estratégias nos diversos programas de saúde, com destaque para os programas relacionados ao HIV/SIDA, tuberculose, malária, saúde materno-infantil, entre outros, e a superação dos desafios e fortalecimento do SNS só é possível a partir de um debate profundo de ideias baseadas em evidências científicas”, vincou, desafiando aos participantes a traduzirem os debates e as conclusões em acções concretas.
Por seu turno, o representante do INS, Diocreciano Bero, saudou a província pela apropriação do evento como uma oportunidade de promoção da investigação em saúde humana e disseminação de resultados de pesquisa.
Nesta senda acima, Bero apelou para a tradução dos resultados das pesquisas em políticas e práticas para a melhoria da prestação de cuidados de saúde da população e falou da necessidade de o evento ser rotineiro, juntando-se a outros fóruns de discussão científica daquela área no país, tais como as Jornadas Regionais e Nacionais de Saúde.
O Terceiro Dia Aberto de Pesquisa de Gaza foi composto por três mesas redondas e quatro sessões, durante as quais foram abordados temas como tuberculose, HIV, sistemas de saúde e a malária. Este é o segundo ano consecutivo que a província realiza o dia aberto de pesquisa.