Investigadores do Laboratório de Biotecnologia e Genética do INS capacitados em Genómica no âmbito da estruturação do Centro de Excelência em Genómica
Um grupo de investigadores do Laboratório de Biotecnologia e Genética do Instituto Nacional de Saúde foram capacitados em análises bioinformáticas.
Realizada em colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz do Brasil, a formação visava fortalecer as habilidades técnicas dos participantes em áreas cruciais, tais como Computação em Alto Desempenho e utilização da Plataforma de Bioinformática da FioCruz Rio, consideradas essenciais para o processamento eficiente e seguro de grandes volumes de dados biológicos.
Esta formação se enquadra no pacote de acções de criação de capacidade de testagem de alta complexidade para o enfrentamento de futuras emergências de saúde pública.
O programa da formação compreendeu uma abordagem teórica e prática.
Segundo a coordenação da capacitação, a compreensão detalhada dos referidos processos é fundamental para a interpretação precisa de dados genómicos e transcriptómicos para doenças emergentes e re-emergentes que têm assolado o mundo e o nosso país.
Esta formação também se enquadra nas acções de estruturação do Centro de Genómica do Instituto Nacional de Saúde que se pretende que seja um Centro de excelência para os países do PALOPs.
Com a capacitação, os técnicos se consideram melhor preparados para enfrentar os desafios de saúde pública que exijam o uso de recursos de bioinformática.