Lançado Inquérito Populacional sobre a Covid-19 em Dondo

Arrancou esta segunda-feira, 4 de Abril, no distrito de Dondo, província de Sofala, o Inquérito Populacional sobre a COVID-19 (ECOVA II) nesta parcela do país.

Trata-se de um estudo que está a ser implementado pelo Instituto Nacional de Saúde (INS), em colaboração com as Autoridades de Saúde da Província de Sofala e o Instituto Nacional de Estatística, que tem como objectivo a recolha de dados socioeconómicos e geolocalização de toda a população residente no distrito de Dondo; recolher informações sobre o comportamento de saúde da população daquela região; registar as especificidades da vacinação sobre a COVID-19, incluindo a data da vacinação e o tipo de vacina recebida.

O acto de lançamento do estudo contou com a presença da Administradora de Dondo, Bernardete Roque, do Presidente do Município de Dondo, Manuel Chaparica, do Delegado Provincial do INS em Sofala, João Manuel, que na ocasião procederam a mobilização de alguns agregados familiares para aderirem ao inquérito.

Bernardete Roque mostrou-se “honrada pelo facto do nosso distrito de Dondo receber este inquérito bastante importante para perceber como se manifestam as diferentes vacinas da COVID-19 administradas às populações. Por isso, Dondo está comprometido e vai aderir. Tudo faremos para que as metas traçadas sejam alcançadas ao fim deste exercício que hoje inicia”.

Para o Presidente da Autarquia de Dondo, todos os esforços serão envidados para a sensibilização dos municípes a aderir a este importante processo que visa obter dados para a provisão de uma melhor saúde às comunidades.

“A todos os municípes de Dondo e não só, apelo para que adiram a este processo importante para o bem da saúde de todos”, disse Chaparica.

Na ocasião, o Delegado Provincial do INS em Sofala, João Manuel, mostrou a relevância da realização deste inquérito em Dondo.

“A escolha de Dondo para a realização deste inquérito surge pelo facto do distrito apresentar características peculiares, seja da população, como geo-espaciais. Ou seja, Dondo tem um perfil urbano e rural ao nível da vila, pelo que queremos uma população com esta característica para este estudo. Note-se também que a vacinação em Dondo ocorreu recentemente, pelo que avaliar os efeitos das diferentes vacinas administradas no corpo humano, faz parte de um dos nossos principais objectivos”, afiançou Manuel.

Num outro desenvolvimento, João Manuel referiu que “os resultados deste inquérito vão permitir que se obtenham dados representativos para a província e o país, em geral, sobre a vacina da COVID-19, e através disso traçar melhores abordagens de controlo e resposta adequada a esta doença, sobretudo em caso de surgimento de novas variantes”.

Refira-se que estudo vai  abranger cerca de 55 mil famílias do distrito de Dondo, durante 45 dias.

A divulgação dos resultados está prevista para Outubro ou Novembro do ano em curso.