Menores de 5 anos continuam a ser mais afectados pela malária

As crianças menores de 5 anos de idade continuam a ser as mais afectadas pela malária no país, sobretudo as residentes nas zonas rurais da região centro e norte de Moçambique.

A informação foi partilhada esta sexta-feira, em Maputo, pelo biólogo Paulo Arnaldo durante a sua exposição na paralela 16 das XVII Jornadas Nacionais de Saúde (JNS), cujo tema foi “Factores associados à prevalência de malária em crianças menores de 5 anos em Moçambique”.

Segundo o Biólogo, o baixo índice da riqueza e de escolaridade é um dos factores que concorre para a prevalência da malária em crianças com menos de 5 anos e faz com que os mais pobres continuem a ser os mais infectados, apesar dos esforços envidados para as medidas de prevenção.

“As pessoas precisam ter acesso aos instrumentos de prevenção, mas não basta entregar esses instrumentos, há que consciencializá-las sobre o uso adequado dos mesmos”, explicou.  

A malária continua a ser um dos principais problemas de saúde pública em Moçambique, e é um dos principais factores que corrobora para os altos índices de mortalidade, principalmente em crianças, daí que Paulo Arnaldo defende que o combate deve ser em uma associação de acções para que se consiga obter bons resultados, reduzindo o número de casos.

As XVII JNS decorrem sob o lema “Promovendo a segurança sanitária e o desenvolvimento sustentável através da investigação científica transdisciplinar” e terminam hoje, com a premiação do melhor jovem investigador na área da saúde. (X)