Assucênio Chissaque vence prémio Jorge Barreto

Assucênio Hortêncio Chissaque consagrou-se vencedor do prémio Jorge Barreto: Jovem Investigador em Saúde, promovido pelo Instituto Nacional de Saúde (INS) no âmbito das XVII Jornadas Nacionais de Saúde encerradas hoje.

A premiação foi dirigida pelo director-geral do Instituto Nacional de Saúde (INS), Ilesh Jani, durante a cerimónia de encerramento das Jornadas.

Na ocasião, Ilesh Jani disse que o galardão instituído em 2015 tem, entre outros objectivos, prestigiar pesquisadores com contributo científico e intelectual notável na área da saúde e estimular a cultura científica no seio da juventude moçambicana.

Jani falou ainda do papel que o médico Jorge Barreto desempenhou para o desenvolvimento da pesquisa em saúde, declarando que o antigo professor de imunologia e virologia da Faculdade de Medicina foi um dos profissionais que contribuíram para a investigação moderna em Moçambique.

“O Departamento de Imunologia do Instituto Nacional de Saúde tornou-se o polo principal da atenção de Jorge Barreto, onde Jovens e estudantes gravitaram e deram seus primeiros passos, razão pela qual, se institui o prémio Jorge Barreto em sua homenagem”, explicou.

Assucênio teve como gratificação pelo seu trabalho, um troféu e um computador portátil. Na sua intervenção, o galardoado afirmou que o prémio é consequência do trabalho que tem estado a fazer nos últimos anos, para alcançar a sua missão de contribuir na redução da mortalidade infantil em Moçambique e dedicou o troféu aos seus pais e a todos os jovens investigadores do país.

“Este prémio não é só meu, partilho também com os meus pais, que desde pequeno ensinaram-me que o melhor caminho é a escola e estiveram sempre ao meu lado, partilho, igualmente, com a minha mentora Nilsa de Deus, com a equipa da Vigilância Nacional de Diarreias (ViNaDia) do INS, que me ensinou que acompanhado chega-se longe e, por fim, com todos os jovens moçambicanos que têm trabalhado apesar de todos os desafios, para contribuir na saúde das crianças e sociedade no geral”, declarou.

Ainda hoje, foram premiados os melhores posters e trabalhos orais apresentados nas XVII Jornadas Nacionais de Saúde nas categorias de Epidemiologia e Saúde Pública, Ciências Clínicas e Biomédicas, Ciências Sociais, Comportamentais e Ambientais. Todos receberam computadores como incentivopara dar continuidade ao processo de pesquisa em saúde pública.

As XVII Jornadas Nacionais de Saúde decorreram durante três dias sob o lema “Promovendo a Segurança Sanitária e o Desenvolvimento Sustentável através da Investigação Transdisciplinar”.