Moçambique acolheu Reunião do Conselho Consultivo do Africa no Contexto de Emergências que Assolam o Continente

Realizou-se entre os dias 4 e 5 de Setembro passado a 7a Reunião do Conselho Consultivo do do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (África-CDC).

O Conselho Consultivo e Técnico é o mais importante órgão de aconselhamento científico na estrutura de Governação do África CDC.

A reunião teve dois pontos principais de agenda: em primeiro lugar, deliberar sobre os mecanismos de Declaração e Gestão de Emergências de Saúde Pública de Segurança Continental e, em segundo lugar, discutir a situação epidemiológica actual da mpox em África e emitir as respectivas recomendações.

O evento foi oficialmente aberto por Sua Excelência Ministro da Saúde, Armindo Tiago que na sua intervenção reconheceu a escolha de Moçambique para acolher a reunião num momento em que o continente enfrenta múltiplas emergências sanitárias.

O Ministro da Saúde considera que as recentes emergências de saúde pública registadas no continente africano demonstram que uma resposta bem-sucedida exige um mecanismo eficiente de coordenação regional e continental.

Na mesma ocasião, o governante elogiou a elevação do África CDC para uma agência autónoma da União Africana com mandato de declarar emergências de saúde pública de segurança continental

Por seu turno, o Director-geral do Instituto Nacional de Saúde (INS), Eduardo Samo Gudo, falando na qualidade de Presidente do Conselho Consultivo do Africa CDC, cargo para o qual foi nomeado em 2023, vincou que a reunião se reveste de grande importância, decorrendo num momento particularmente difícil, em que o continente enfrenta a Mpox.

A reunião contou com a participação do Director da Divisão de Políticas, Comunicação e Diplomacia de Saúde do África-CDC e membros do Conselho Consultivo e Técnico do órgão continental. A cerimónia de abertura do encontro contou com a participação de quadros do Ministério da Saúde, INS e parceiros de cooperação.