Profissionais de Saúde Militar capacitados em Metodologia de Investigação Científica

Um grupo de militares de diversas especialidades, com destaque para a área da saúde, entre eles médicos de clínica geral, especialistas, farmacêuticos, técnicos de laboratório, enfermagem e de saúde materno-infantil, está, desde a última segunda-feira (28/08), a frequentar um curso em Metodologias de Investigação Científica, facilitada pelo Instituto Nacional de Saúde (INS).

A capacitação resulta, segundo o esclarecimento de Júlia Sambo, investigadora do INS e co-coordenadora do referido treino, da necessidade de criação de uma unidade de investigação em saúde humana no ramo militar, tendo as autoridades competentes solicitado as valências do INS neste campo.

“A formação surge no contexto de construção de capacidade para a realização de investigação em saúde humana e torna-se crucial para os profissionais de saúde militares na medida em que, na sua maioria, possuem pouca experiência na referida área”, explicou, sublinhando que este é um dos principais cursos de curta duração facilitados pelo INS para quem queira abraçar a carreira de investigação.

A capacitação, que tem duração de cinco dias, tem em vista dotar os participantes de capacidade técnica para a realização de investigação em saúde humana, seguindo padrões nacionais e internacionais.

Os temas em abordagem incluem, segundo Júlia Sambo, todos os pressupostos para a realização de investigação, com destaque para a recém-publicada Lei 6/2023, (Lei de Investigação em Saúde Humana).

“Ao longo dos dias, os participantes serão treinados para melhor estruturarem as suas perguntas de pesquisa e, a partir delas, elaborarem os protocolos de pesquisa, com objectivos claros, metodologia apropriada e replicável, de modo a obterem as devidas aprovações, que deverão conduzir à implementação dos seus estudos”, esclareceu.

Ao fim da capacitação, espera-se que aqueles profissionais sejam capazes de transformar ideias de pesquisa em protocolos metodologicamente bem concebidos, de modo que sejam implementados, tendo em vista a geração de uma evidência científica capaz de orientar a tomada de decisão.