Profissionais de Saúde treinados em reporte electrónico de dados
Arrancou, esta quarta-feira (04/03), na cidade de Quelimane, província da Zambézia, o treinamento de profissionais de Saúde para o uso de formulários electrónicos para a recolha e reporte de dados, utilizando a aplicação ODK – Collect e Enketeto, aplicações que permitem a recolha de dados utilizando aparelhos electrónicos, tais como smartphone, tablet ou computador, com conexão à internet.
Segundo a directora nacional de Inquéritos e Observação de Saúde no Instituto Nacional de Saúde (INS), Ivalda Macicame, com o treino, espera-se garantir que a província tenha informação a tempo real sobre a situação da cólera e que se produzam boletins diários de resposta ao surto da cólera.
“Nós trazemos uma abordagem de recolha de dados que possa facilitar o vosso trabalho na recolha de informação e dados diários da cólera a nível das unidades sanitárias, onde vocês trabalham, utilizando instrumentos electrónicos”, disse.
A capacitação foi ministrada por Bilaal Amin, técnico da Unidade de Gestão de Dados e Tecnologias de Informação e Comunicação no INS. Na ocasião, Bilaal esclareceu o quão importante é a actividade de recolha de dados usando meios electrónicos.
“A recolha de dados com base em meios electrónicos é bastante importante porque assegura que os dados estejam disponíveis a todos os intervenientes do sector em tempo real para a tomada de decisão, planificação e alocação de recursos com equidade”, referiu, acrescentando que, por outro lado, melhora a qualidade e fiabilidade da informação.
Participaram do treinamento 37 profissionais de Saúde de diferentes unidades sanitárias que executam actividades rotineiras de vigilância e monitoria da tendência dos casos da cólera.