Reforçada gestão de situações de emergências sanitárias no país

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) acaba de entregar um Manual de Prontidão da Cadeia de Abastecimento de Emergências ao  Instituto Nacional de Saúde (INS), através do programa Global Health Supply Chain-PSM (GHSC-PSM). Trata-se duma ferramenta que poderá ajudar as instituições nacionais na gestão de situações de emergências sanitárias.

O acto de entrega do dispositivo teve lugar esta quinta quinta-feira (30) no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, na cidade de Maputo, durante a sessão de encerramento do processo da sua adaptação para Moçambique.

Na ocasião, a responsável do Programa de Saúde da USAID, Julie Bocanerra, asseverou que o manual vai reforçar a capacidade de resposta local do país na gestão de surtos de doenças infecciosas e de outras ameaças à saúde pública.

O instrumento vai ser alojado no website do INS e, segundo o co-coordenador do programa “One Health” no INS, vai servir a todos os intervenientes.

“É um instrumento que veio para servir não o INS, não o Ministério da Saúde e não o Ministério da Agricultura, mas a todos, duma forma geral, tendo a componente “One Health”, onde esses todos intervenientes vão agir” explicou Almiro Tivane.

Igualmente, Tivane esclareceu que, uma vez testado o manual e entregue às autoridades nacionais, o próximo passo vai ser fazer advocacia técnica e política, e promover discussões entre as instituições sobre a sua implementação no país, tanto a nível central quanto a nível distrital, para que este tenha uma boa aceitabilidade.