Vacinação contra a cólera não deve substituir outras medidas de prevenção
– Apelam autoridades governamentais
Arrancou esta quinta-feira (30.03) no bairro Icidua, em Quelimane, na província da Zambézia, a campanha de vacinação contra a cólera.
Trata-se de uma iniciativa do governo moçambicano para a prevenção contra a cólera que abala a cidade de Quelimane desde a passagem do Ciclone Freddy, a 12 de Março último.
Falando durante a cerimónia de lançamento da campanha de vacinação, o vice-ministro da Saúde, Ilesh Jani, destacou que a medida visa auxiliar na redução de novos casos de contaminação pela doença, pelo que é importante a população continuar com o redobrar das medidas de prevenção.
Indicou que nesta campanha será utilizada uma vacina já conhecida em Moçambique e usada em ocasiões anteriores, como aquando da ocorrência do Ciclone IDAI na província de Sofala, em 2019, e teve bons resultados.
A mesma vacina foi também usada aquando do Ciclone Kennedy, em Cabo Delgado e teve bons resultados no Combate à cólera. Recentemente usamo-la em Niassa, onde se registava uma epidemia de cólera, explicou, indicando que é eficaz.
Por seu turno, Cristina Mafumo, Secretária do Estado na província da Zambézia, afirmou que a campanha de vacinação vai decorrer de 30 de Março a 03 de Abril do presente ano, em todos os postos administrativos do distrito de Quelimane, onde se espera vacinar mais de quatrocentas mil pessoas maiores de um ano.
Já o Governador da província da Zambézia, Pio Matos, advertiu a população presente no local para cumprir com as medidas básicas de prevenção avançadas pelas autoridades sanitárias de da saúde, de modo a se controlar a epidemia.
Falando à margem do evento, a representante da Organização Mundial da Saúde e dos parceiros de cooperação na área de saúde, Nurbai Calú, reconheceu o esforço envidado pelo Governo na resposta aos efeitos do ciclone Freddy na província da Zambézia.
Referindo-se à vacinação, a representante realçou que ela não fará milagres, sendo mais uma componente da prevenção contra a cólera e, portanto, devem ser observadas as demais recomendações de prevenção contra a doença.
A vacina que lançamos hoje é segura e pode ser tomada por qualquer pessoa desde o momento que tenha mais de um ano de idade, isto inclui mulheres grávidas e que estejam a amamentar incluindo pessoas com doenças graves, elucidou.
De referir que, para além da cidade de Quelimane, a campanha de vacinação tem, igualmente, lugar nas províncias de Sofala, em Marromeu e na cidade da Beira e na província de Manica a campanha vai abranger a cidade de Chimoio.