“Embaixadora por um dia” visita INS

O Instituto Nacional de Saúde (INS) recebeu, na manhã desta quinta-feira (30.03), uma equipa do Governo de Flandres, no âmbito da iniciativa “Embaixadora por um dia”. A Delegação, que tinha como figura de destaque a designada embaixadora por um dia, a jovem Alegria Moemba, de 21 anos de idade, representando a Bélgica, foi recebida e guiada pela Direcção-Geral da instituição.

Durante a visita, a equipa conheceu alguns sectores de trabalho da instituição, com destaque para os laboratórios de Microbiologia, Biologia Molecular, Serologia, Imunologia Celular e Isolamento Viral.

Na ocasião, a “Embaixadora por um dia” apresentou uma mensagem na qual vincou a necessidade do estabelecimento de leis que protegem as raparigas das uniões prematuras e gravidezes precoces, referindo que estes males vulnerabilizam as vítimas.

“Eu, como rapariga, tenho o desejo de ver as raparigas da minha comunidade e do meu país, em geral, livre desses abusos. Apelo pela criação e implementação de leis que protejam a rapariga”, vincou.

Por seu turno, a Directora-Geral-Adjunta do INS, Sofia Viegas, agradeceu pela presença da delegação no instituto, salientando que são visitas como aquela que despertam a instituição para que faça mais e todos carreguem a responsabilidade de intervir na causa da rapariga.

Outras actividades que marcaram o evento, foram uma apresentação sobre o projecto BICMINS (Building Institutional Capacity at INS Mozambique) e a entrevista a três investigadoras do INS.

A iniciativa “Embaixadora por um dia” é abraçada pelo Governo da Flandres e pela Embaixada da Bélgica e foi criada no contexto da comemoração do mês da mulher.

Na companhia de Alegria Moemba, esteve a Delegada-Geral Adjunta do Governo de Flandres, Kaat Mattys, chefe do Bureau Diplomático do Reino da Bélgica, Severine de Potter, e a Oficial de Programas da Delegação de Flandres em Maputo, Mauricete Ruco.

Da parte do INS, tomaram parte do acto, para além da Direcção-Geral, os directores nacionais para as áreas de Pesquisa em Saúde e Bem-Estar do INS, Sérgio Chicumbe, Laboratórios de Saúde Pública (Nédio Mabunda), a chefe do Departamento de Gestão e Coordenação da Investigação em Saúde, Júlia Sambo, a coordenadora do projecto BICMINS, Nilsa de Deus, e a assistente do mesmo projecto, Esperança Guimarães.