Fundação Bill e Melinda Gates visita instalações do INS
O Instituto Nacional de Saúde (INS) recebeu, esta semana, nas suas instalações, uma delegação da Fundação Bill e Melinda Gates. A delegação liderada pela Dra Barbara Mahon, Directora Adjunta de Vigilância e Epidemiologia da Fundação Bill e Melinda Gates, reuniu-se com a Directora-Geral Adjunta do INS, Dra. Sofia Viegas, e visitou as principais plataformas tecnológicas (laboratório).
No final da visita, que durou cerca de três horas, a Dra Barbara Mahon mostrou-se muito satisfeita e impressionada com o trabalho realizado pelo INS. Em declarações à equipa de comunicação do INS, Mahon disse “tive a oportunidade de ouvir a Directora-Geral Adjunta do INS e directores de áreas técnicas a falarem sobre os programas impressionantes que estão a executar aqui, fazendo da instituição uma referência em África”.
Segundo a responsável, a visita aos laboratórios de serologia, microbiologia, as áreas de genómica e entomologia foi fantástica e ajudou a compreender o funcionamento destas áreas.
“Fiquei verdadeiramente impressionada com as instalações e cientistas do INS”, considerou.
Barbara Mahon encorajou o INS a continuar com o trabalho que tem vindo a realizar, sublinhando que por esta via a instituição está a liderar o caminho para muitos avanços no domínio da saúde pública.
Falando durante a visita, a DGA do INS, Dra. Sofia Viegas, manifestou a sua satisfação pelo importante apoio da Fundação Bill e Melinda Gates às actividades e programas do INS, reiterando o interesse e disponibilidade da instituição em continuar a consolidar e alargar a colaboração.
Refira-se que o INS tem vindo a colaborar com a Fundação Bill e Melinda Gates nos domínios da investigação científica, vigilância, capacitação e desenvolvimento institucional. Foi, aliás, no quadro desta colaboração que a delegação da Fundação Bill e Melinda Gates visitou o INS.