Confirmado custo-efectividade da vacina ROTARIX na prevenção da infecção por rotavírus em Moçambique
Um estudo da autoria de Esperança Guimarães, pesquisadora do Instituto Nacional de Saúde (INS), conclui que a vacina ROTARIX tem mais custo-efectivo em relação à ROTAVAC e ROTASIL na prevenção da diarreia causada por rotavírus em crianças com menos de cinco anos em Moçambique.
A afirmação acima justifica-se pelo facto de ter se observado que o Programa de Vacinação com ROTARIX no país custou 12,3 milhões de dólares entre os anos 2016 e 2020, poupando 3.1 milhões de dólares em custos de saúde, para além de evitar 4.628 mortes infantis no período em referencia. Igualmente, esta vacina apresenta melhores resultados em relação a ROTAVAC e a ROTASIL.
Dada relevância e considerando a escassez de estudos comparativos sobre os custos desta vacina e do seu impacto na saúde da população, a pesquisadora procurou avaliar hipoteticamente, usando modelagem, o custo-efectividade da vacina ROTARIX, usada em Moçambique, e compará-la com outras vacinas em uso noutros países, com destaque para ROTAVAC e ROTASIL, de 2021 a 2030.
Entre as constatações, o estudo indica que com o apoio da Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi) para a compra das vacinas ROTARIX, ROTAVAC e ROTASILL, a ROTARIX continuaria a apresentar mais custo-efectiva. Contudo, sem o apoio financeiro para a compra da vacina em Moçambique, a ROTASILL teria o melhor resultado em relação às outras vacinas, apesar desta não apresentar custo-efectiva.
O estudo recomenda a continuidade do uso da ROTARIX em Moçambique, sobretudo com avaliação regular, considerando as variações da distribuição da diarreia causada por rotavírus, dos custos de tratamento da doença e da vacinação, ao longo dos anos.
Para além de Esperança Guimarães, o estudo em alusão conta ainda, com a co-autoria de Assucênio Chissaque; Clint Pecenka; Andrew Clark; Basília Vaz; Arlindo Banze; Neide Canana; Clésio Romão; Maria do Rosário Oliveira Martins; Nilsa de Deus e Frédéric Debellut.
O artigo pode ser encontrado no seguinte website: https://doi.org/10.1016/j.vaccine.2022.07.044