Detectada circulação de variedade genética do Norovírus em Moçambique

Uma pesquisa realizada com o objectivo de identificar os tipos de Norovírus (NoV) circulantes em crianças menores de cinco anos de idade com diarreia aguda nas três regiões de Moçambique, mostra a existência de nove diferentes tipos de NoV sendo o tipo GII.4 Sydney 2012 o mais frequente.

Intitulada “Diversidade Genética de Norovirus em crianças menores de cinco anos de idade com diarreia aguda em Moçambique (2014-2015)”, a pesquisa da autoria de Jorfélia Chilaúle, pesquisadora do Instituto Nacional de Saúde (INS), mostra que de um total de 204 amostras de fezes, 14.2%  foram positivas para o NoV, que circula, frequentemente, em crianças menores de dois anos de idade na zona sul do país.

O estudo aponta, ainda, a existência de nove diferentes tipos do NoV, sendo o tipo G.II Sydney 2012 o que mais predomina, com 30.4%.

Como recomendação, o estudo sugere a necessidade de educar os cuidadores sobre saúde infantil, higiene e tratamento de água, para além de se estabelecer um sistema de vigilância contínua para o monitoramento de tendências do NoV nas comunidades.

Realizada entre Maio de 2014 a Dezembro de 2015, a pesquisa é a primeira que mostra a alta diversidade genética do NoV em crianças moçambicanas.

 O estudo contou, ainda, com a co-autoria de Benilde Munlela; Janet Mans; Victor Mabasa; Selma Marques; Adilson Bauhofer; Graziela Jane; Elda Anapakala; Fernanda Oliveira; Idalécia Mondlane; Esperança Guimaraes; Julia Sambo; Diocreciano Bero; Assucȇnio Chissaque; Nilsa de Deus e Maureen Taylor.

Link de acesso à publicação: https://www.mdpi.com/1999-4915/14/9/2001