Armindo Tiago insta EDCTP a alargar atenção a outros desafios de saúde

Terminou, esta quarta-feira (20), o X Fórum da Parceria entre os Países Europeus e em Desenvolvimento para Ensaios Clínicos (EDCTP), que arrancou no último dia 17 em Maputo. No acto de encerramento, o ministro da Saúde, Armindo Tiago, manifestou o desejo de ver alargada a atenção daquele organismo a outros desafios de saúde pública, numa altura em que decorre a estruturação da terceira fase do seu programa.

“Em relação a esta nova fase, esperamos que, sem prejuízo da atenção às tradicionais áreas de intervenção dos programas anteriores, seja alargada a atenção a outros desafios de saúde pública que começam a ganhar forma nos países em desenvolvimento, em resultado dos processos de transformação económica, social e ambiental”, apontou, reiterando o compromisso de Moçambique para com a próxima fase do programa do órgão.

O X Fórum da EDCTP decorreu sob o lema «Equidade na pesquisa em saúde» e juntou pouco mais de 1.600 delegados a partir de 94 países de África, Europa, Ásia, Oceânia, América do Sul e América do Norte.

No entendimento do ministro, aquele nível de participação, por si considerado elevado, abriu um espaço mais amplo para o enriquecimento dos debates a partir de diferentes perspectivas individuais e institucionais.

“Seguramente, saímos deste evento mais informados sobre as diversas matérias apresentadas e discutidas ao longo dos últimos três dias. Entretanto, como resultado da própria dinâmica de construção do conhecimento científico, terão emergido novas dúvidas, cuja clarificação passará pelo nosso contínuo engajamento na pesquisa científica baseada na colaboração internacional”, vincou.

Participaram do encerranto do evento figuras como o presidente do Comité Organizador Local e alto representante da EDCTP para África, Leonardo Simão; director executivo da EDCTP, Michael Makanga, presidente do Comité Científico do Fórum da EDCTP e do Comité Consultivo Científico da EDCTP, Catherine Hankins.

Igualmente, marcaram presença na mesma ocasião o presidente da Comissão Organizadora do Fórum e director de Cooperação Internacional da EDCTP em África, Moses Bockarie, reitores e directores de instituições de ensino superior e de investigação, entre outros.