Delegação do INS na Zambézia aprimora base de dados sobre casos de doenças com potencial epidémico

Teve lugar nesta quarta-feira (29.03), o treino para o manuseio do sistema de reporte de dados que inclui um painel de visualização. A plataforma, designada SIGILA-Emergência, é constituída por um painel personalizado para exibição de informações em tempo real, e tem por finalidade monitorar dados em tempo real sobre epidemia de cólera, assim como sistematizar informação sobre diferentes doenças registadas a nível da província da Zambézia.

A capacitação foi ministrada por Diogo Chavana, técnico da Unidade de Gestão de Dados e Tecnologias de Informação e Comunicação. Na ocasião, Diogo esclareceu sobre o funcionamento da plataforma, visualização de informação e partilha de dados em tempo real.

A plataforma, cuja actualização consistirá no registo de dados provenientes dos Centros de Tratamentos de Cólera (CTC) e Unidades Sanitárias da província da Zambézia, vai agregar dados sobre a cólera, malária, sarampo, febre, paralisia flácida aguda (PFA) e infecções das vias respiratórias superiores (IVRS).

Participaram desta capacitação técnicos de saúde que se dedicam às actividades rotineiras de vigilância e monitoria da tendência dos casos, como parte da resposta à emergência.