Niassa acolhe as terceiras Jornadas Regionais de Saúde

O distrito de Sanga, na província do Niassa, vai acolher este ano as terceiras Jornadas de Saúde da Região Norte, um evento científico que tem, entre outros propósitos, a apresentação e discussão dos resultados de investigação científica em saúde produzidos nas três províncias da região.

Marcadas para os dias 23 e 24 de Novembro do ano curso, as jornadas servem também como oportunidade para a reflexão conjunta sobre os principais desafios da área da saúde, especificamente na região da sua realização, constituindo uma plataforma de interacção entre investigadores, profissionais de saúde e tomadores de decisão no domínio da saúde.

“Este evento abre espaço para a integração dos estudantes da região na comunidade científica”, disse o director de Formação e Comunicação em Saúde no Instituto Nacional de Saúde (INS), Rufino Gujamo, que dirigiu o evento do lançamento oficial da actividade, acto que teve lugar na tarde desta quinta-feira, na cidade de Lichinga.

As 3ª JRSs Norte vão decorrer sob o lema “Promovendo a investigação científica com base nas prioridades de saúde pública emergentes e locais”.

Rufino Gujamo explicou que, através deste lema, se pretende incentivar e valorizar a realização da pesquisa científica em saúde, orientada para a compreensão dos principais problemas e desafios de saúde pública ao nível de cada província desta região, bem como a identificação de propostas de soluções criativas e inovadoras adaptadas à realidade e contexto local. 

No acto, o director de Formação e Comunicação no INS convidou os representantes de instituições de ensino superior e de pesquisa da região Norte a mobilizarem os docentes, investigadores e estudantes para participarem das jornadas, submetendo os seus resumos dentro dos prazos estabelecidos, isto é, de 17 de Abril a 30 de Maio.

“Igualmente, convidamos os profissionais de saúde a submeterem os resumos a serem apresentados e discutidos nas JRS Norte. O convite é extensivo aos representantes de organizações não governamentais e de parceiros que actuam na área de saúde, particularmente nesta região.  Estamos certos de que o envolvimento e a participação de todos será determinante para o sucesso deste importante evento científico”, explicou.

Na mesma ocasião, o director dos Serviços provinciais de Saúde do Niassa, José Manuel, garantiu que a província está preparada para acolher o evento e tem uma boa base para a pesquisa científica fluir.

“Queremos aproveitar estas jornadas para fazer a ‘niassalização’ da investigação científica, porque Niassa tem muitos problemas de saúde pública, que são base para a pesquisa científica”, referiu, indicando que “e verdade que boa parte dos factores de risco à saúde foram estudados, mas na perspectiva europeia, americana e não na perspectiva africana, moçambicana ou de Niassa. Então, é tempo de fazermos a investigação, trazendo o outro lado, para resolvermos os problemas na perspectiva local”.

Segundo José Manuel, Niassa está a conhecer um momento histórico, que é o da modernização da capacidade laboratorial, tendo, recentemente, sido lançada a primeira pedra para a construção do Laboratório de Biologia Molecular e, a breve trecho, espera-se ter laboratórios de microbiologia e de saúde pública.

“Portanto, podemos começar a pensar em fazer estudos experimentais, a identificar os problemas e trazer soluções para o bem-estar da saúde da população”, referiu, indicando que Niassa está pronto e tudo fará para que as jornadas sejam uma realidade.

Para as JRS Norte, espera-se que sejam submetidos 300 resumos de trabalhos de pesquisa científica, sendo 100 para cada província.

Para tal, segundo o presidente do Comité Científico do evento, Osvaldo Inlamea, é necessário o apoio das instituições de ensino superior e de pesquisa, bem como todo o sector da saúde na mobilização dos investigadores. Por outro lado, o Comité Científico vai realizar, nos próximos dias, oficinas de treinamento de investigadores júniores em redacção de resumos de pesquisa científica, o que vai ajudar na melhoria da qualidade dos trabalhos a serem submetidos.