Diagnóstico laboratorial é determinante na eliminação do HIV como problema de saúde pública

“O diagnóstico do HIV é essencial para o alcance das estratégias de eliminação deste vírus como problema de saúde pública”. O posicionamento é do Chefe do Departamento de Serviços Laboratoriais de Referência em Saúde Pública no Instituto Nacional de Saúde (INS), Adolfo Vubil, na qualidade de orador no primeiro seminário anual da Direcção de Laboratórios de Saúde Pública do INS, que teve lugar na cidade de Chimoio.

Realizado com o objectivo de discutir aspectos técnicos de laboratórios entre os pares, o seminário decorreu sob o tema “Esclarecimento de casos de diagnóstico indeterminado do HIV”, juntando profissionais de saúde e outros participantes.

Na sua explanação, Vubil esclareceu que uma das formas de controlo do HIV é cortar a cadeia de transmissão, facto que revela ser importante que os indivíduos conheçam o seu diagnóstico em relação ao vírus. O esclarecimento de um resultado inconclusivo e indeterminado deve acontecer com qualidade e em tempo oportuno.

O seminário em alusão é um dos vários, que a Direcção de Laboratórios de Saúde Pública do INS tem vindo a realizar para discutir aspectos técnicos de laboratórios entre os pares e demais interessados e acontece uma vez em cada mês. O seminário de laboratório decorre de forma híbrida de maneira a abranger profissionais de saúde de todo o país.