Provedor da Justiça enaltece papel do INS no Sistema Nacional de Saúde

O Instituto Nacional de Saúde (INS) recebeu, há dias, uma visita do Provedor da Justiça, Isac Chande, que se deslocou à instituição para se inteirar do seu funcionamento e relevância, tendo destacado o papel preponderante do INS para o Sistema Nacional de Saúde (SNS).

“Saimos daqui com uma impressão bastante boa, positiva, e ficamos a saber o quão importante é esta instituição para o nosso Sistema Nacional de Saúde. Saímos daqui com uma imagem bastante positiva da instituição. Isto dá uma contribuição valiosa ao nosso Sistema Nacional de Saúde, no que diz respeito a produção de conhecimento científico que auxília na resposta a várias doenças, faz o acompanhamento da rede de laboratórios do país, entre outras acções relevantes”, disse.

A visita do Isac Chande também serviu para dar a conhecer aos funcionários do INS o papel da Provedoria da Justiça em relação aos cidadãos.

Na ocasião, a Directora-geral-Adjunta do INS, Sofia Viegas, que conduziu a visita, deu a conhecer ao Provedor e à sua comitiva o historial da criação da instituição, sua evolução, incluindo o estabelecimento de delegações provinciais.

Igaualmente, apresentou as actividades realizadas por pela instituição em vários domínios.

No mesmo contexto, a dirigente partilhou as perspectivas do INS, que incluem o fortalecimento da gestão institucional para melhorar a eficiência operativa e técnico-científica das intervenções e a promoção da inovação e desenvolvimento tecnológico de insumos de saúde, que abarca testes diagnósticos, vacinas e medicamentos, para além da ciração das delegações do INS em Gaza, Inhambane, Manica e Niassa.