Diariamente 4 mil pessoas morrem de tuberculose no mundo

A tuberculose é das doenças que mais apoquentam o mundo. É facto que, apesar de ser evitável e curável, a doença continua a fazer vítimas a um ritmo desolador. Dados partilhados por Cynthia Semá, investigadora do Instituto Nacional de Saúde (INS), revelam que, diariamente, cerca de 28 mil pessoas adoecem de tuberculose e 4 mil perdem a vida no mundo.

A investigadora falava esta quarta-feira (24), na abertura dum seminário virtual organizado pelo Ministério da Saúde, através do INS, no contexto da celebração do Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose, sob o lema: “É tempo de agir. A tuberculose tem cura!”

Cynthia Semá explicou que o lema reforça a ideia de que o mundo está a ficar sem tempo, para cumprir com os compromissos da erradicação da doença até 2030 e, segundo ela, o facto é especialmente crítico no contexto actual da pandemia da Covid-19, que colocou em risco os progressos conseguidos neste sentido.

O evento tinha como objetcivo discutir soluções científicas e tecnológias que contribuem para o aumento do acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose. Trata-se dum webinar composto por quatro temas principais, inseridos em igual número de painéis, designadamente: “Papel da investigação na cura da tuberculose”; “Políticas e estratégias para apoio e monitoria de pacientes com tuberculose”; “Inovações tecnológicas na área de diagnóstico da tuberculose” e “Tuberculose/COVID-19 no mundo e em Moçambique”.

Mais de 10 mil pessoas padecem de tuberculose no país

Em Moçambique, a cada 100 mil habitantes, 361 padecem de tuberculose. De modo geral, mais de 110 mil cidadãos nacionais sofrem da doença. Esta é uma informação partilhada pelo Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, durante a condução das cerimónias alusivas à efeméride em menção, em Maputo.

Na ocasião, o governante sublinhou que a tuberculose tem um impacto negativo a nível social e económico.

O Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose foi instituído em 1982 pela Organização Mundial de Saúde e a União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares, em homenagem aos cem anos da descoberta da doença por um médico de nome Robert Koch no dia 24 de Março de 1882.

O seminário em referência juntou quadros do MISAU e outros actores no campo académico, com destaque para especialistas especialistas em investigação na área da TB.