Directores Nacionais e Chefes de Departamentos Autónomos no INS assinam Acordo de Desempenho

Os titulares de cargos de direcção e chefia do Instituto Nacional de Saúde (INS), nomeadamente, directores nacionais e chefes de departamentos autónomos procederam, na manhã de sexta-feira, 02 de junho, à assinatura do Acordo de Desempenho referente ao ano 2023. O acto foi testemunhado pelo Directora-geral do INS, Eduardo Samo Gudo, e pela Directora-geral Adjunta da mesma instituição, Sofia Viegas
 
Durante o acto, o chefe do Departamento dos Recursos Humanos do INS, Benigno Canze, partilhou uma apresentação sobre o referido instrumento, explicando que o documento visa, entre outros objectivos, avaliar e melhorar o desempenho dos funcionários e agentes do Estado, elevar o seu comprometimento e fortalecer as suas competências.
 
Na ocasião os membros do Conselho de Direcção procederam à leitura e posterior assinatura do termo de compromisso, assumindo a responsabilidade de cumprir, com zelo e dedicação, as tarefas que constam do plano de actividades.

Samo Gudo esclareceu que o acordo surge da necessidade de melhorar as relações humanas nas equipas de trabalho, estimular a produtividade e garantir a comunicação em todas as áreas.

Uma boa planificação vai permitir um melhor entrosamento, comunicação, bem como a solidificação de uma visão comum entre as actividades desenvolvidas pelas diferentes direcções do INS, referiu.

Por seu turno, a Directora-geral Adjunta do INS, Sofia Viegas, felicitou os membros do Conselho de Direcção, referindo que o acto simbólico deverá servir de exemplo para que todo o funcionário da instituição tenha uma ferramenta para o monitoramento do seu desempenho.

Estes acordos, hoje chancelados, vão permitir que tenhamos um produto melhorado no fim do presente ano. Este acto serve, igualmente, de exemplo para que todos os funcionários do INS tenham o seu SIGEDAP devidamente preenchido e avaliado pelos seus supervisores, referiu.

Participaram do acto os directores nacionais para as áreas de Laboratórios de Saúde Pública, Nédio Mabunda, de Inquéritos e Observação em Saúde, Ivalda Macicame, de Pesquisa em Saúde e Bem-estar, Sérgio Chicumbe, de Formação e Comunicação em Saúde, Rufino Gujamo, a Chefe do Departamento Autónomo de Administração e Finanças, Fátima Mecupa e a Chefe de Repartição Autónoma de Aquisições (UGEA), Marina Brito.