Reflectido papel da academia na identificação de soluções para desafios globais de saúde pública

O Instituto Nacional de Saúde (INS) realizou, na manhã desta segunda-feira (05.06), na cidade de Maputo, uma palestra alusiva ao arranque das suas actividades formativas referentes ao ano de 2023, tendo em vista promover a interacção e participação da academia na preparação e resposta do sector de Saúde às ameaças de saúde pública.

Subordinado ao tema “O papel da academia na identificação de soluções para os principais desafios globais de saúde pública” o evento teve como orador o Presidente do Conselho Directivo do Instituto Nacional de Saúde – Ricardo Jorge de Portugal, Fernando de Almeida.

No acto de abertura, o Director-geral do INS, Eduardo Samo Gudo, referiu que a palestra tem lugar no quadro da compreensão sobre a necessidade de um maior envolvimento da academia na busca de soluções para os principais problemas de saúde publica.

“Nós temos a consciência de que a academia desempenha um papel fundamental para o enfrentamento das ameaças de saúde pública do nosso país”, vincou.

Samo Gudo referiu, ainda, que a palestra representa uma oportunidade para a identificação de mecanismos que permitam o aprimoramento da colaboração entre a academia e o INS no âmbito da geração de evidência científica que possa auxiliar no processo de tomada de decisão de saúde pública em Moçambique.

Por seu turno, o Director de Formação e Comunicação em Saúde no INS, Rufino Gujamo, esclareceu que a iniciativa de realização da palestra surge no contexto da implementação das acções coordenadas estabelecidas pelo INS, com vista ao fortalecimento do ambiente científico e académico ao nível da instituição.

O evento juntou cerca de 200 pessoas, entre estudantes de programas de pós-graduação, estagiários, investigadores, docentes, representantes de instituições do ensino superior, parceiros de cooperação, entre outros.