Formação de epidemiologistas de campo de nível intermédio chega à região Centro

A Delegação Provincial de Sofala do Instituto Nacional de Saúde (INS) acolheu, na última segunda-feira (29.05), a cerimónia de abertura, a nível da região Centro do país, do Programa de Formação em Epidemiologia de Campo – FETP (Field Epidemiology Training Program) de nível intermédio, que decorre sob o lema “Potencializar a capacidade de resposta da vigilância no país”.

O principal objectivo do programa é treinar profissionais de Saúde, para fortalecer a capacidade de resposta a surtos e outras ameaças à saúde pública. Trata-se de uma formação virada para o desenvolvimento da força de trabalho orientado e baseado em competências para melhorar as habilidades dos profissionais na abordagem de epidemias.

O treinamento centra-se no desenvolvimento de habilidades práticas, com realce para a vigilância, investigação de campo, colheita e análise de dados, e comunicação.

O nível intermédio do programa é destinado aos profissionais de grau médio e/ou superior de saúde pública responsáveis pela investigação, contenção e eliminação de surtos antes de se tornarem em epidemias; tomadores de decisão e demais profissionais de Saúde que actuam na linha de frente nos diferentes níveis do sistema de vigilância.

A formação, que conta com o apoio da African Field Epidemiology Network e da Healthier Africa, tem duração de nove meses e vai reforçar a capacidade de saúde pública e fortalecer o sistema de vigilância epidemiológica do país, devendo abranger um total de 12 participantes.

O delegado provincial de Sofala do INS, João Manuel, que dirigiu a cerimónia em alusão, destacou que quando ocorrem ameaças à saúde, os elementos treinados investigam e aplicam os seus conhecimentos, para evitar que as pessoas fiquem doentes, sendo que os epidemiologistas de campo comunicam rapidamente informações cruciais sobre problemas de saúde.