INS consciencializa sobre vacina do HIV em Maputo

No âmbito da celebração do Dia Mundial de Consciencialização sobre a necessidade da Vacina contra o HIV/SIDA, que se celebra a 18 de Maio de cada ano, o Centro de Investigação e Treino em Saúde da Polana Caniço (CISPOC), do Instituto Nacional de Saúde (INS), realizou, diversas actividades com objectivo de elevar a consciência da comunidade sobre a importância da prevenção do HIV e da necessidade de uma vacina contra esta doença.

A celebração visa ainda incentivar a busca por soluções eficazes para a doença e a divulgação das actividades de pesquisa da Delegação Provincial do INS na cidade de Maputo (DPCM) para melhorar a saúde pública na área do HIV.

A efeméride foi marcada por diversas actividades, que incluem Feira de saúde e encontro com parceiros que actuam na área do HIV para divulgação dos resultados de estudos conduzidos pelo Centro de Investigação e Treino em Saúde da Polana Caniço (CISPOC) na área do HIV.

A responsável do engajamento comunitário e recrutamento de participantes na Unidade Sócio Comportamental (USC) na delegação do INS, a antropóloga Yolanda Manganhe, explica que, “a divulgação dos resultados dos estudos realizados pelo CISPOC pode aumentar a confiança do público nas instituições de pesquisa e na ciência, em geral. Isso pode levar a um maior engajamento da sociedade na luta contra o HIV, incluindo a participação em estudos clínicos e o apoio a projectos de pesquisa”.

Com as actividades realizadas, espera-se partilhar mensagens que elevem a consciencialização da população sobre a importância da pesquisa e do desenvolvimento de soluções para o HIV, incluindo a vacina.

Manganhe diz ser do conhecimento público que a incidência e o índice de HIV/SIDA está muito alto em jovens e adolescentes, daí que se pretende expandir mensagens de prevenção da doença e disponibilizar testes para maiores de 18 anos, partilhando informações acerca da saúde pública, sobretudo relacionadas ao HIV/SIDA.