Em Moçambique: Mbofana defende investimento na prevenção e tratamento do HIV/SIDA

O docente e especialista em saúde pública Francisco Mbofana defende a necessidade de quebrar as desigualdades no acesso aos serviços de prevenção e cuidados do HIV/Sida para garantir o controlo epidémico desta doença.

O epidemiologista moçambicano e director do Conselho Nacional de Combate ao Sida (CNCS) falava no primeiro dia das XVII Jornadas Nacionais de Saúde sobre o que está em falta na prevenção e cuidados do HIV em Moçambique, como orador principal do segundo Simpósio do evento

De acordo com o especialista, o país só conseguiu reduzir o índice do HIV em 25 por cento, sendo que a meta estabelecida era de 50 por cento. Só no ano passado, o país teve 90 mil novas infecções, das quais 39 mil foram registadas em adolescentes e jovens com idades compreendidas entre 15 e 24 anos.

Na sua locução, Mbofana disse que o país ainda não está a aproveitar o potencial do tratamento como forma de prevenção da doença e aponta a igualdade  no acesso aos serviços, como um elemento que está a falhar para garantir o tratamento e alcance da carga viral de toda a gente que testa positivo.

“Hoje em dia, temos mais pessoas que conhecem o seu estado serológico em relação ao HIV, mais gente em tratamento, todavia, ainda há pessoas a serem deixadas para trás. Portanto, devemos assegurar que todos os HIV positivos sejam encaminhados aos cuidados de tratamento para a redução de novas contaminações”, vincou.

As XVII Jornadas Nacionais de Saúde realizam-se sob o lema “Promovendo a segurança sanitária e o desenvolvimento sustentável através da investigação científica transdisciplinar” e pode ser acompanhado através de plataformas virtuais do INS.