Recomendado reforço de recursos para alagar cobertura de vacinação na Zambézia

O investigador em imunização na região norte, Abel Draiva, recomenda o reforço de brigadas móveis de vacinação nos lugares mais distantes das unidades sanitárias, permanência de técnicos de saúde nas unidades sanitárias que respondam à actividades de vacinação, a alocação de vacinas nos postos de saúde, tendo em conta os grupos-alvo e o reforço de palestras sobre efeitos colaterais das vacinas nos distrito de Gilé e Mocubela, na província da Zambézia.

As recomendações acima arroladas são baseadas nos resultados dum estudo que detectou, entre outros factos, a ausência do vacinador no posto de saúde, insuficiência ou ruptura de vacinas e a fraca realização e o não cumprimento das normas de brigadas móveis a nível das comunidades.

O referido estudo, intitulado “Análise da baixa cobertura de 2ª dose da vacina anti-sarampo, na província da Zambézia” foi levado a cabo com o objetivo de analisar as barreiras relacionadas com a baixa cobertura da 2ª dose da referida vacina em crianças de 18 a 36 meses nos distritos aludidos.

Os resultados do trabalho foram apresentados hoje (9), no decurso de uma sessão paralela das XVII Jornadas Nacionais de Saúde, com o título “Cobertura vacinal em crianças e perfil da doença pós-vacinação”.

As XVII JNS decorrem lema “Promovendo a segurança sanitária e o desenvolvimento sustentável através da investigação científica transdisciplinar”.