Médico destaca importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata

O Centro de Investigação e Treino em Saúde da Polana Caniço acolheu, há dias, uma palestra de consciencialização sobre o cancro da próstata, conduzida pelo médico Gomes Cumbe, em especialização em urologia, numa iniciativa da Delegação Provincial do Instituto Nacional de Saúde na Cidade de Maputo.

O foco da palestra foi a consciencialização sobre a saúde masculina, destacando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença, tendo o palestrante partilhado conhecimentos que visam informar e motivar os homens a adotarem práticas saudáveis.

Na ocasião, Cumbe abordou os sintomas do cancro da próstata, sublinhando o valor do conhecimento dos sinais da doença, tais como o aumento da frequência urinária, especialmente à noite, dificuldade em iniciar ou interromper o fluxo urinário, jacto urinário fraco, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e presença de sangue na urina ou no sêmen.

Sobre o diagnóstico, o especialista enfatizou a relevância do exame de toque retal, esclarecendo que, embora este método possa ser desconfortável para alguns homens, a sua importância no diagnóstico precoce da doença e outras condições justifica a sua inclusão nas práticas regulares de cuidados de saúde masculina. Ainda para o diagnóstico, usam-se exames como o PSA (Antígeno Prostático Específico), entre outros métodos.

Falando acerca da prevenção, o médico abordou os factores de risco e categorizou-os em não modificáveis, que incluem a idade, raça e o histórico familiar, e modificáveis, que abarcam os hábitos alimentares, tabagismo, álcool, falta de exercícios físicos e obesidade.

A palestra, que expressa o compromisso da delegação com a promoção da consciencialização sobre a saúde masculina, incentivando práticas saudáveis e a busca por cuidados médicos adequados, não só informou, mas também inspirou os participantes a adotarem medidas preventivas e a serem proactivos em relação à sua saúde.