INS apresenta estudo sobre infecções intestinais em crianças na Conferência Anual da UNC

Pesquisadoras do Instituto Nacional de Saúde (INS), nomeadamente Edna Viegas e Vanessa Monteiro, representaram o país, recentemente, na Conferência Anual da Universidade da Carolina do Norte (UNC) – Chapel Hill, nos Estados Unidos da América.

Com duração de cinco dias, a referida conferência foi palco de avanços cruciais na pesquisa sobre Água, Saneamento e Higiene (WaSH). No evento, as pesquisadoras do INS apresentaram os resultados preliminares do estudo Mapsan, que redefine, ao nível da cidade de Maputo, o paradigma do saneamento em bairros urbanos informais de baixa renda.

O projecto em alusão é implementado pelo INS, Delegação Provincial do INS na cidade de Maputo e Centro de Investigação e Treino em Saúde da Polana Caniço, em colaboração com a UNC e a London School of Hygiene e Tropical Medicine, com foco na melhoria da saúde infantil, avaliando o impacto de uma intervenção de saneamento na redução das infecções intestinais em crianças vivendo em comunidades vulneráveis.

Após 60 meses de intervenção no saneamento, o estudo realizou a sua última ronda de avaliação, comparando bairros que beneficiaram de melhorias na infra-estrutura de saneamento com um grupo de controlo.

Os resultados do estudo prometem ser uma peça fundamental na formulação de políticas de saúde pública em Moçambique, com a identificação de fontes de patógenos entéricos no ambiente das crianças, desde a água contaminada até às condições sanitárias precárias.

As descobertas dos pesquisadores envolvidos no estudo em referência têm o potencial de informar medidas preventivas eficazes, reduzindo, significativamente, a morbidade e a mortalidade infantil no país.