FETP gradua primeira turma do nível Frontline

O Programa de Formação em Epidemiologia de Campo de Moçambique (Moz-FETP) graduou, no dia 22 de Novembro, onze participantes do nível central do Ministério da Saúde (MISAU) e da Agricultura, ao curso de FETP, implementado para fortalecer o Sistema Nacional de Saúde em Moçambique.

Com a duração de três meses, os participantes foram submetidos a três sessões de aulas teóricas presenciais por 12 dias e duas oficinas de trabalho de campo durante nove meses. Nesse período, os formandos realizaram projectos práticos de campo com o objectivo de implementar os conhecimentos adquiridos na área de actuação.

Durante a cerimónia de encerramento da formação, realizada no dia 22 de Novembro, o Director para a Área de Formação e Comunicação em Saúde do INS, Rufino Gujamo, destacou a importância do treino, ao afirmar que a formação vai melhorar a qualidade das intervenções na área de saúde pública a nível das localidades.

“Creio que durante estes três meses de formação tenham adquirido e consolidado conhecimentos importantes e estou certo de que no regresso de cada um de vós, aos locais de trabalho, os colegas sentirão, com certeza, alterações qualitativas naquilo que fazem e como fazem”, disse

O responsável exortou aos recém-formados a continuarem com o exercício das actividades da formação, de modo que consolidem e adquiriram novos conhecimentos através do trabalho interativo com os outros investigadores.

O FETP é um programa estabelecido pelo Instituto Nacional de Saúde em Agosto de 2010, em colaboração com a Direcção Nacional de Saúde Pública e a Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), com o apoio técnico do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC).