Uso abusivo de fármacos entre as principais causas de resistência antimicrobiana

A falta de conhecimento e o uso irracional e abusivo de fármacos na saúde humana, animal e na produção de alimentos, são alguns dos principais factores que contribuem para o desenvolvimento da resistência antimicrobiana em Moçambique.

Segundo a coordenadora do Gabinete de Pesquisa Farmacêutica na Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento (ANARME), Lígia Tembe, falando esta quarta-feira (24/11), em Maputo, durante o II Simpósio Nacional sobre Resistência e Uso Racional de Antimicrobianos, a resistência antimicrobiana é responsável pela rápida disseminação e propagação de estirpes de microrganismos resistentes a múltiplos fármacos, bem como gastos financeiros desnecessários.

“É uma ameaça global de saúde pública, especialmente em países de rendimento baixo e médio, como Moçambique, onde a carga da doença infecciosa é elevada, especialmente para as crianças menores de 5 anos de idade e tem um impacto significativo sobre a esperança de vida à nascença”, acrescentou.

Dada a gravidade da situação, Lígia Tembe entende que há necessidade de se aumentar a compreensão e sensibilização sobre a resistência antimicrobiana a nível nacional e incentivar a adopção de melhores práticas entre o público, profissionais de saúde humana e animal, legisladores e tomadores de decisão, para prevenir o surgimento e disseminação de infecções resistentes aos medicamentos.

Por sua vez, o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em Moçambique, Hernani Silva, defende uma maior consciencialização das pessoas sobre o uso racional de fármacos, devido ao impacto negativo que os antimicrobianos exercem na saúde humana e animal.

Hernani Silva considera a resistência aos antimicrobianos uma doença emergente global e um grande problema de saúde pública, daí que recomenda o uso correcto de antimicrobianos na medicina humana, veterinária e na produção de alimentos.   

O II Simpósio Nacional sobre Resistência e Uso Racional de Antimicrobianos teve lugar esta quarta-feira e consistiu na apresentação e discussão de resultados de pesquisa científica sobre o uso de antimicrobianos em Moçambique.

O encontro decorre sob o lema “Promova a Consciência, Pare a Resistência” e enquadrava-se no âmbito da celebração da Semana Mundial de Consciencialização sobre os Antimicrobianos, que se assinalou de 18 a 24 de Novembro de 2021. (X)