Fortalecimento de sistemas de Saúde requer aposta na pesquisa e formação

– defende Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação da FioCruz-Brasil

O investimento em laboratórios de referência, pesquisa em vários campos e capacitação de profissionais de Saúde, comunicação e envolvimento comunitário são os principais elementos para o melhoramento dos sistemas de saúde e resposta a emergências sanitárias. O posicionamento foi defendido na manhã desta quarta-feira (13.04) pela Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-Brasil), Cristiani Vieira, na qualidade de oradora numa palestra organizada pelo Instituto Nacional de Saúde (INS).

“As desigualdades estruturais, mudanças climáticas, transformações demográficas e sociais, a alta carga de doenças infecciosas, o capitalismo mundial, a evolução tecnológica e digital, violência e os conflitos armados estão entre as principais mudanças globais com impacto contundente na situação de saúde e na alteração dos sistemas de Saúde”, marcou a oradora.

Para fazer face aos referidos problemas, Cristiani Vieira destacou a importância da pós-graduação na resposta atempada a doenças emergentes e reemergentes provocadas pelas mudanças a nível global.

“Para melhor lidar com esse conjunto de elementos e toda essa complexidade, temos de investir muito na pós-graduação em saúde de quadros qualificados, para que tenham uma visão mais abrangente de todos esses elementos”, vincou.

A palestrante salientou, igualmente, a necessidade de todas as dimensões do sistema de Saúde estarem articuladas para uma resposta contínua às necessidades sanitárias, defendendo, de igual modo, o investimento em informações confiáveis sobre a situação de saúde da população, rede de serviços e sistemas de vigilância.

Na ocasião, Cristiani Vieira enalteceu o trabalho do INS na implementação de laboratórios de referência em diversas áreas, sobretudo por acreditar que, também, será possível fortalecer os sistemas de Saúde, se houver maior investimento na pesquisa laboratorial.

“Precisamos de laboratórios de referência. O INS já usa laboratórios de referência, e é de louvar o trabalho intenso feito nesta pandemia, para garantir a vigilância e o rápido diagnóstico”, sublinhou.

Subordinada ao tema “Desafios para o fortalecimento dos sistemas de saúde: O papel da pós-graduação”, a palestra visava reflectir acerca dos principais problemas de saúde pública que constituem desafio para os sistemas de Saúde, bem como discutir o papel da pós-graduação na resposta às diversas condições de saúde no país.

A palestra em referência, que serviu para marcar a abertura das aulas de especialidade no INS este ano, contou com a presença de membros do Conselho de Direcção e colaboradores do INS, representantes da Organização Mundial da Saúde, antigos estudantes moçambicanos da FIOCRUZ, estudantes e estagiários dos cursos de especialidade, entre outros convidados.