Ilesh Jani defende cooperação para assegurar formação nas localidades

O Director-Geral do Instituto Nacional de Saúde (INS), Ilesh Jani, defende a necessidade de cooperação entre a instituição que dirige e seus parceiros na formação local de quadros em laboratório, vigilância e ensino.

Falando esta segunda-feira, durante a recepção de uma delegação da FioCruz-Brasil ao INS, que visita a instituição no quadro da implementação do Programa de Cooperação Estratégica Sul – Sul (COOPBRASS), uma rede brasileira que consiste no fomento da cooperação com instituições moçambicanas na pesquisa e formação pessoal, com vista a responder a doenças infecciosas e ao fortalecimento dos sistemas nacionais de saúde, destacou que o INS está em fase de expansão, contando já com três delegações na Cidade de Maputo e províncias de Sofala e Nampula e laboratórios de saúde pública em quase todas as províncias.

Revelou que até ao final do presente ano, mais três delegações serão criadas, nomeadamente em Inhambane, Tete, Zambézia, perfazendo seis.

Nampula e Zambézia são as grandes províncias do país, com cerca de 7 e 6 milhões de habitantes cada. Essas grandes províncias têm necessidades próprias de saúde pública, e nós não podemos continuar a ter províncias com sete milhões de habitantes que não têm laboratórios de saúde pública, não têm uma quantidade adequada de epidemiologistas, nem têm gente formada em sistemas de saúde, vincou, defendendo a necessidade de se adoptarem programas de formação especializadas nestas regiões.

A delegação da FioCruz-Brasil, que visita o INS, é encabeçada pela vice-presidente para a área da Educação, Informação e Comunicação, Cristiani Machado, e integra os professores Renato Porrozzi e Eduarda Cesse.

Na ocasião, Cristiani Machado referiu que no quadro da COOPBRASS, há um projecto que financia a formação e atribuição de bolsas a estudantes, bem como para o envio de missões para Moçambique.

Temos uma iniciativa de apoio na formação de pesquisadores e docentes do Instituto Nacional de Saúde, por meio da formação em doutoramento na FioCruz e nós recebemos, também, alunos de Moçambique, não só do INS, através de um projecto de bolsas de estudos, oferecidas uma vez por ano para alunos de todos países, revelou.

O programa da vista ao INS compreende reuniões com diferentes áreas temáticas do INS, nomeadamente a Direcção Geral, os ex-estudantes na FioCruz, os sectores da Formação e Comunicação, visita a Delegação do INS em Nampula, para além de ministrar algumas palestras, incluindo a aula inaugural dos cursos de especialidade.