Igor Capitine defende tese de Doutoramento na Alemanha

O médico-generalista e chefe da Repartição de Comunicação e Eventos Científicos do Instituto Nacional de Saúde, Igor Capitine, defendeu, no dia 29 de Setembro passado, a sua tese de Doutoramento, intitulada “Aspectos Sócio-comportamentais associados à participação em ensaios clínicos de vacinas contra o HIV em Maputo”. Trata-se duma defesa que decorreu em formato virtual na Universidade de Munique, na Alemanha.

Com o trabalho, o médico objectivava analisar os aspectos Sócio-comportamentais associados à participação em ensaios clínicos de vacinas contra o HIV em Moçambique, um assunto ainda não explorado em Moçambique.

“O estudo estava voltado aos jovens considerados de alto risco para a infecção pelo HIV, que não tinham nenhuma experiência em participar de ensaios clínicos, e aos jovens de baixo risco para a infecção, que tinham participado de um anterior estudo, que avaliou uma vacina experimental contra a doença”, explicou o autor.

Como resultado, o estudo concluiu que os jovens adultos considerados grupos de risco sofrem experiências negativas durante a sua participação em projectos de género, sobretudo com profissionais de saúde, devido às desconfianças em relação aos estudos que avaliam as vacinas contra o HIV.

Tendo sido aprovado e certificado como PhD, Capitine pretende continuar a desenvolver pesquisas, visando à descoberta de vacinas preventivas contra doenças infecciosas, principalmente em Moçambique, onde os números de infectados pelo HIV/SIDA são mais elevados, comparativamente aos outros países africanos.

“Em particular, pretendo desenvolver e implementar pesquisas que permitam identificar factores que propiciam a implementação de estudos que avaliam vacinas experimentais contra o HIV e, assim, garantir que estes sejam realizados com sucesso”, afirmou.

Entre os membros do júri, destacam-se o presidente do Comité de Avaliação do Doutoramento e vice-reitor do Centro de Saúde Internacional da Ludwigi-Maximilian, Martin Fischer, e a directora de Avaliação da Friends in Global Health em Moçambique, Caroline de Schacht.