INS e parceiros lançam programa de fortalecimento para estudantes de doutoramento

PhD4Moz é o nome do programa de formação de curta duração lançado na manhã desta terça-feira (13.02) pelo Instituto Nacional de Saúde (INS), em parceria com a Universidade de Minho – Portugal, Instituto Karolinska da Suécia, Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Pedagógica (UP), para o fortalecimento de estudantes de doutoramento.

No acerto do lançamento do programa, a Directora-geral-Adjunta do INS, Sofia Viegas, explicou que o Phd4Moz tem como propósito contribuir para o fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde e surge no âmbito da materialização das atribuições do INS, que incluem a competência do desenvolvimento e implementação de programas de formação de curta duração e pós-graduação no domínio da saúde.

“O estabelecimento e lançamento do Phd4Moz revela-se de elevada importância, na medida em que vai providenciar cursos de curta duração em áreas técnico-científicas diversificadas. Estamos certos de que a formação de capital humano, na área de saúde, é um pilar importante rumo à melhoria da saúde e bem-estar da população. Por isso, reafirmamos o nosso engajamento na promoção do estabelecimento de outros programas de formação nesta área”, vincou.

Através do PhD4Moz, segundo a dirigente, os doutorandos (e respectivos supervisores) do INS, Faculdade de Medicina da UEM e Faculdade de Educação Física e Desportos da UP vão adquirir conhecimentos e habilidades fundamentais extracurriculares, não somente para o processo de elaboração das teses para a culminação do curso, mas também para o sucesso da sua carreira científica no período pós-formação.

Por seu turno, o Director para a Área da Formação e Comunicação em Saúde no INS, Rufino Gujamo, sublinhou que o que se pretende, fundamentalmente, é promover a aquisição de habilidades, conhecimentos e ferramentas adicionais pelos estudantes, para que, com sucesso e elevada qualidade, concluam os cursos de doutoramento e tenham uma carreira técnica e científica de sucesso.

A representante da Universidade do Minho, Margarida Correia-Neves, fez saber que a instituição que representa é a promotora inicial do projecto, tendo trabalhado com as outras partes desde o primeiro dia da proposta.

Procedendo à apresentação do programa, Margarida Correia-Neves destacou três pilares, nomeadamente (i) Formação em componentes transversais; (ii) Disciplinas específicas e (iii) Apoio aos orientadores.

O Director da Faculdade de Educação Física e Desporto da UP, Sílvio Saranga, afirmou, por seu turno, que a instituição que representa está comprometida com o projecto e exortou os estudantes a capitalizarem a oportunidade oferecida e a tornarem-se profissionais de excelência, para não se perder a confiança dos parceiros.

Na mesma senda, o Director da Faculdade de Medicina da UEM, Jahit Sacarlal, disse ser expectativa que os envolvidos (docentes e estudantes) se deixem transformar e que cada um dos participantes, mais do que sair do curso com o título de doutor, seja um agente de mudança e líder exemplar na sua área de actuação.

Com duração de 3 anos, o PhD4Moz é financiado pela União Europeia, através do Projecto ERASMUS, em cerca de 400 mil euros, o equivalente a 27,3 milhões de meticais, e vai oferecer cerca de 20 cursos de curta duração por ano em diferentes áreas (saúde, liderança, gestão de conflitos, entre outras), beneficiando cerca de 50 estudantes por ano. Na sua maioria, os cursos serão providenciados na modalidade híbrida, isto é, nos formatos presencial e virtual.

O INS tem, actualmente, 148 estudantes em programas de pós-graduação, sendo 61 doutorandos, que se espera que sejam beneficiados do treinamento.

Participaram da cerimónia, na modalidade presencial e virtual, directores nacionais, delegados provinciais, coordenadores de programas do INS, estudantes envolvidos em programas de doutoramento na área de saúde das três instituições moçambicanas que integram o referido consórcio.