Severin Xylander visita Delegação do INS na Zambézia

A Delegação Provincial da Zambézia do Instituto Nacional de Saúde (INS) recebeu, na última quinta-feira (22.02), uma visita do representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Moçambique, Severin Xylander.

Acompanhado pelo pessoal técnico da OMS a nível da cidade de Maputo e pelos pontos focais da Zambézia, Xylander realizou a visita com o objectivo de se inteirar do funcionamento da delegação e do Laboratório de Saúde Pública (LSP) da província.

Na ocasião, o Delegado do INS na Zambézia, Vánio Mugabe, deu a conhecer as actividades realizadas pela instituição que dirige, destacando o papel do LSP na vigilância laboratorial e epidemiológica de algumas doenças de notificação obrigatória, tais como cólera, sarampo e paralisia flácida aguda.

Igualmente, Mugabe falou da preocupação que o LSP tem em incrementar testes para a identificação de outros enteropatógenos e estabelecer uma capacidade local para testagem de sarampo.

Ainda durante a visita, o representante da OMS conheceu os desafios enfrentados pela delegação no funcionamento integral do laboratório, devido à destruição da cobertura das instalações, aquando da passagem do Ciclone Freddy, em Março de 2023, facto que, gradualmente, afecta a estrutura do edifício e a instalação elétrica.

Por seu turno, Severin Xylander sublinhou a necessidade da avaliação da cobertura vacinal contra a cólera e reporte de óbitos suspeitos da doença, que ocorrem na comunidade e nos hospitais, como parte do esforço global para o seu combate.

Zambézia tem quatro distritos com surto de cólera, dos quais três beneficiaram da campanha de vacinação massiva contra a doença em meados de Janeiro último.