INS em campanha de rastreio de doença cardíaca reumática em crianças

Arrancou, esta segunda-feira (21), na cidade de Maputo, o rastreio e diagnóstico precoce de doença cardíaca reumática em crianças em idade escolar, na Escola Primária Completa do Triunfo. Trata-se dum projecto do Instituto Nacional de Saúde (INS), em parceria com a Federação Mundial do Coração e o MIHER-Mozambique Institute for Health Education and Research e com apoio das autoridades da Educação e de Saúde da cidade de Maputo.

Designado “Cores para Salvar o Coração”, o projecto consiste na realização de análises para detectar sinais da doença, prevendo abranger, na primeira fase, cerca de 60 mil crianças e 600 professores de 30 escolas da capital do país localizadas no distrito municipal KaMavota e 50 profissionais de Saúde.

Segundo a cardiologista e investigadora do INS Ana Mocumbi, a doença em alusão começa como uma dor de garganta (amigdalite). Posteriormente, evolui para febre em todo o corpo (febre reumática), que, quando não tratada correctamente, cria complicações e atinge o estágio de doença reumática do coração, que se descreve pela destruição ou alteração das válvulas do coração.

Ana Olga Mocumbi, Médica Cardiologista

Quando tal acontece, segundo a cardiologista, o doente passa a ter dificuldades de respirar e pode morrer ou necessitar de uma cirurgia no coração, que, por sua vez, é bastante difícil e onerosa para si, sua família e para o Estado.

Ana Mocumbi explica que o objectivo do projecto, que inclui uma educação sanitária, consiste em evitar o diagnóstico tardio da doença e garantir a prevenção adequada de infecções da garganta, que se alastram facilmente entre crianças em idade escolar.

A iniciativa, com duração de dois anos, enquadra-se num movimento global de erradicação da doença cardíaca reumática e deverá ser replicada a nível nacional. Refira-se que um estudo realizado pelo Instituto do Coração, em 2006, na população estudantil do local em referência, constatou que três, em cada 100 crianças, sofrem de doença cardíaca reumática, uma enfermidade caracterizada pela insuficiência cardíaca grave, que necessita, muitas vezes, de cirurgia e outras medidas de tratamento altamente invasivas e complexas.