Residentes em Saúde Pública capacitados em matéria sobre One Health

Decorre, desde o último dia 7 do mês corrente, o módulo de Zoonoses usando abordagem One Health oferecido pelo Instituto Nacional de Saúde aos residentes em Saúde Pública, com o objectivo de dotá-los de uma visão holística sobre epidemiologia das doenças zoonóticas em Moçambique e no mundo.

De acordo com o programa, ao longo da formação, os estudantes vão adquirir competências sobre a visão multissectorial, multidisciplinar, interdisciplinar, transdisciplinar na detecção, controlo e prevenção de doenças zoonóticas.

O curso congrega apresentações plenárias, leitura de literatura técnica, trabalho em grupo, simulações e problematizações de cenário, visitas de campo para a exploração temática, entre outros recursos metodológicos.

Entre os temas, destacam-se “One Health: seus conceitos e princípios na saúde humana, animal e ambiental”; “Doenças zoonóticas prioritárias em Moçambique: Raiva e Tuberculose zoonótica”; “Mudanças climáticas”; “Gestão de mordedura animal (canina e felina) e Raiva em Moçambique”; “Impacto de doenças e seus determinantes: Doenças Negligenciadas” e “Zoonoses & Resistência aos antimicrobianos”.

Com a duração de 10 dias, o curso vai encerrar na próxima sexta-feira (18) e decorre nas instalações do INS, no distrito de Marracuene, província de Maputo.