INS estabelece programa de mestrado e doutoramento para 40 profissionais do SNS
O Instituto Nacional de Saúde (INS) acaba de estabelecer um programa de doutoramento e mestrado em sistemas de saúde para a formação de 40 profissionais do Sistema Nacional de Saúde (SNS).
O programa, a iniciar brevemente, é implantado no âmbito do Programa Educacional em Sistema de Saúde (SIS-Saúde) Brasil/Moçambique). Trata-se de uma iniciativa que envolve o INS, a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) do Brasil e a Universidade Lúrio (Uni-Lúrio).
O curso, que vai ser ministrado em regime híbrido, com o auxílio do Campus Virtual FioCruz, vai contribuir para a formação de docentes e pesquisadores, com vista a atender a demandas de formação das instituições moçambicanas e ao fortalecimento do sistema público de saúde no país.
O director Nacional de Formação e Comunicação em Saúde no INS, Rufino Gujamo, diz que esta é uma iniciativa singular em Moçambique e vai contribuir para o fortalecimento do SNS, pelo que apela aos profissionais de saúde a inscreverem-se no mesmo.
A coordenadora do SIS-Saúde Brasil/Moçambique, Cristiani Machado, explica que a iniciativa surge no âmbito da parceria entre a FioCruz e o INS que, na área de educação, já conta com mais de 15 anos.
“Durante esse período, a Fundação formou mais de 60 mestres em Ciências da Saúde e 14 mestres em Saúde Pública”, fez saber.
Por seu turno, a directora-adjunta de Investigação, Extensão e Pós-Graduação na Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio, Amélia Mandane, considera que as relações de cooperação com parceiros estratégicos são de grande importância, pois promovem a consolidação e internacionalização da ciência e inovação técnico-científica, com o fim último de promover um desenvolvimento integrado das sociedades, por isso também apela à adesão ao curso por parte dos profissionais de saúde.
A inscrição dos candidatos aos cursos dos dois níveis estão abertas desde segunda-feira última (27) e encerram a 17 de Abril próximo, sendo elegíveis profissionais de saúde que actuem no sistema público de saúde e em instituições públicas de pesquisa e formação superior em saúde no país.
O edital está disponível no site: www.campusvirtual.fiocruz.br