INS participa da Sétima Conferência da Rede Africana para Vigilância e Epidemiologia de Influenza

Técnicos do Instituto Nacional de Saúde (INS) participaram, em Setembro último, da Sétima Oficina da Rede Africana para a Vigilância e Epidemiologia de Influenza – ANISE 2023 (do inglês The African Network for Influenza Surveillance and Epidemiology), que teve lugar recentemente em Sandton, África do Sul, com o objectivo de fortalecer a capacidade de vigilância e resposta à influenza e outros vírus respiratórios no continente.

Durante o evento, os participantes, nomeadamente técnicos de laboratório, epidemiologistas, oficiais de saúde pública clínicos, veterinários, investigadores e fazedores de políticas, partilharam experiências e lições sobre diversos tópicos, tais como carga das doenças, impacto económico, vacina, epidemiologia, virologia e prontidão.

Igualmente, os participantes tiveram capacitação em matérias de interpretação e comunicação de dados para acção, estimativa do peso da doença, bioinformática e análises antigénicas, para além de terem tido a oportunidade de discutir abordagens metodológicas nas suas actividades, assim como adquirir habilidades básicas em matérias relacionadas aos treinos.

Com duração de três dias, o evento foi organizado pela ANISE, em parceria com o Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul, Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA e a Organização Mundial da Saúde.

Participaram do evento mais de 250 indivíduos, maioritariamente do continente africano.  Moçambique esteve representado por 13 técnicos do INS e do Centro de Investigação em Saúde da Manhiça, que, na ocasião, apresentaram diversos trabalhos científicos nas áreas de vigilância, laboratório e pesquisa de doenças respiratórias agudas.