Laboratório de Referência de Tuberculose de Nampula recebe troféu do ECSA-HC

No âmbito do fecho do projecto da Tuberculose (TB) na África Austral e Fortalecimento dos Sistemas de Saúde (SATBHSS), a Comunidade de Saúde da África Austral, Central e Oriental da Africa (ECSA-HC) atribuiu um troféu ao Laboratório de Referência de Tuberculose de Nampula em reconhecimento, por este manter a sua acreditação desde a altura da conquista. A atribuição foi feita em Livingstone, Zâmbia, no dia 18 de Outubro corrente, durante a Reunião Regional do Comité Consultivo do Projecto SATBHSS.

O evento contou com a presença dos secretários permanentes dos ministério da Saúde, Trabalho, dos Recursos e Minerais, chefes dos programas da Tuberculose, institutos nacionais de saúde e chefes da Vigilância de Moçambique, Lesoto, Malawi, Tanzânia, Ruanda e Zâmbia, bem como organizações como AUDA- Nova Parceria para o Desenvolvimento da África, África Centros de Controlo e Prevenção de Doenças, Organização Mundial da Saúde Afro, Organização Internacional das Migrações e Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento.

Desde Dezembro de 2016, Moçambique, por meio do Programa Nacional do Controlo da Tuberculose, está a implementar o projecto da SATBHSS, financiado pelo Banco Mundial e coordenado pela Comunidade de Saúde da África Austral, Central e Oriental da Africa (ECSA-HC).

No início do Projecto, os laboratórios de referência de Tuberculose de Nampula e Beira do Instituto Nacional de Saúde foram seleccionados, juntamente com o Laboratório do Hospital Geral da Machava, para o apoio de fortalecimento e auditorias anuais, usando a Lista de Verificação da OMS-AFRO (SLIPTA)-2015:V2.

O Laboratório de Referência de Nampula alcançou a acreditação internacional pela norma ISO 15189 em 2020, sob a liderança do INS, Hospital Central de Nampula e outros intervenientes, como ASM, ECSA-HC e parceiros implementadores. Desde então, o laboratório tem garantido a qualidade do diagnóstico da tuberculose e mantido a acreditação internacional ora recebida.