Delegação do INS na cidade de Maputo promove formação em Bioinformática

Está em curso, desde ontem (23.10), uma capacitação de 25 profissionais em Bioinformática, promovida pela Delegação Provincial do Instituto Nacional de Saúde na Cidade de Maputo (DPCM-INS), em parceria com as universidades de Karolinska, do Minho, Eduardo Mondlane (UEM) e Pedagógica de Maputo (UPM).

Os formandos, que são provenientes do INS, UEM e UPM, têm a oportunidade de explorar o campo da Bioinformática durante cinco dias de capacitação, sob orientação de formadores especializados do Instituto Karolinska da Suécia.

Da lista dos temas, constam o uso do R, manipulação e visualização de dados no R, ministrados com o objectivo de dotar os formandos, que são estaticistas e biólogos, de capacidade de análise de informações com relevância biológica, geradas através do sequenciamento genético.

Como resultado, espera-se que os participantes sejam capazes de conduzir análises de sequências, assegurando a qualidade dos resultados, a visualização de dados genómicos e a construção de filogenias, utilizando a ferramenta R Studio, com foco nos diversos pacotes disponíveis no R.