Discutidas abordagens abrangentes para o diagnóstico laboratorial e manejo clínico de TB-MDR na África Subsaariana


O Instituto Nacional de Saúde (INS) em parceria com o Researh Center Borstel realizou, nos dias 24 e 25 de Outubro, em Maputo, uma reunião do consórcio da Rede da África Subsaariana para o diagnóstico e vigilância genómica de patógenos pulmonares (SeqNet) para discussão da implementação do sequenciamento genético da tuberculose no país, respectivamente.

O encontro do consórcio teve como objectivo discutir o progresso alcançado na implementação do diagnóstico e vigilância genómica de patógenos pulmonares, incluindo as metas e estratégias do projecto SeqNet para o futuro.

SeqNet é um importante projecto que tem por finalidade descrever a diversidade genética e os padrões de resistência do Mycobacterium tuberculosis para ajudar os programas de controlo da tuberculose de seus países a melhorar as estratégias de tratamento e controlo da doença.

No segundo dia, esteve presente o Programa Nacional de Controlo da Tuberculose, e foi discutida a elaboração de uma abordagem abrangente baseada em tecnologia de sequenciamento de nova geração (do inglês Next-Generation Sequencing- NGS) para a detecção de padrões de resistência da TB, visando melhorar o diagnóstico e, assim, prevenir a disseminação da Tuberculose Resistente e discutiu-se, ainda, as estratégias de tratamento de curta duração.

Para além de um plano de acção para a inclusão do NGS como arma para um melhor controlo da TB Resistente, a reunião culminou com a criação de uma proposta de algoritmo esclarecido e disponível como guia para inclusão do sequenciamento genético no algoritmo de testagem em Moçambique.

Fazem parte deste projecto, Ospedale San Raffaele (OSR, Milan, Italy), Inselspital Bern (ISB, Bern, Switzerland), Eswatini Ministry of Health (MoH_ESW): National TB Reference Laboratory Eswatini (NTRL_ESW), COVID-19 National Laboratory (COVIDLab_ESW, National TB Control Programm Eswatini (NTCP_ESW), Mbabane, EswatiniBaylor College of Medicine Eswatini (Baylor, Mbabane, Eswatini), Baylor College of Medicine Houston (Houston, US)Instituto Nacional de Saúde (INS, Maputo, Mozambique), University of Namibia School of Medicine (UNAM, Windhoek, Namibia) e Research Center Borstel – Leibniz Lung Center.

Participaram da reunião gestores e pesquisadores do INS, gestores e colaboradores das instituições membros do consorcio e representante do Programa Nacional de Controlo da Tuberculose (PNCT).