INS promove feira de saúde para seus colaboradores

Os colaboradores do Instituto Nacional de Saúde (INS), em Marracuene, província de Maputo, participaram, nesta sexta-feira (15.12), de uma feira organizada pela instituição, com o principal objectivo de promover a sua saúde mental.

A feira, destinada aos colaboradores do INS e seus dependentes, foi marcada pela oferta de serviços de emissão de bilhete de identidade, passaporte, testagem de HIV, realização de ginástica aeróbica e exposição de diversos produtos de saúde, sobretudo ligados à medicina tradicional, bem uma palestra orientada por um psicólogo.

“Mens sana in corpore sano” (Mente sã num corpo são) é uma das citações invocadas pelo psicólogo Élio Martins para explicar a necessidade de cuidados de saúde para a mente. Ele falava na qualidade de orador numa palestra intitulada “Saúde mental do trabalhador”, que constituiu o primeiro momento da referida feira.

O palestrante explicou a importância da saúde mental a nível individual, profissional e social, abordou as possíveis consequências de uma mente insana e deu orientações sobre como alcançar o bem-estar da mente.

Depois de definir o conceito de saúde mental, o psicólogo vincou que cada passo dado deve ser para a felicidade e bem-estar, por isso é preciso que se esteja em conformidade, trabalhar com responsabilidade e levar a vida no estado normal, sem alterações de ordem psíquica.

Da lista das orientações, consta a adopção da Lei da permissão, que consiste em não permitir que acções ou atitude nocivas à saúde mental afectem o indivíduo. Nisto, ele explicou que as diversas situações só afectam quem permite que tal aconteça.

Martins apontou outras práticas favoráveis à sanidade mental, com destaque para a Teoria da inteligência emocional e a Lei da atracção, esclarecendo que aquilo que a mente foca transforma-se em realidade. Neste caso, a orientação seria focar no bem-estar da mente.

Na mesma senda, o palestrante sugeriu a criação de um gabinete de assistência psicológica, para permitir que os colaboradores da instituição tenham este serviço sem que se exponham, visto que muitos não fazem consultas por medo da exposição.

O Chefe do Departamento Autónomo dos Recursos Humanos, Benigno Canze, explicou que o evento é o primeiro realizado com foco na saúde mental do trabalhar e passará a ser uma prática consistente na instituição.