É Licenciado em Medicina pela Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique (2004) e Mestre em Saúde Pública e Medicina Tropical pela James Cook University na Austrália (2011).

Tem experiência em pesquisa em saúde pública, com destaque para as áreas de inquéritos, vigilância epidemiológica, estudos de prevalência e operacionalização de políticas de saúde.

Tem artigos publicados nas revistas Malaria Journal, BMC, Journal of Global, PloSone, Culture, Heath&Sexuality, Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, International Journal of Food Sciences and Nutrition, The Journal of Infectious Diseases entre outras.

É membro da Aliança Internacional para pesquisas em políticas e sistemas de saúde – Health System Global (HSG), da Australian Institute of Tropical Health and Medicine (AITHM) e da Comunidade de Práticas e Pesquisas sobre Utilização e Referenciamento nos Serviços de Saúde.

Entre 2015 e 2017 ocupou o cargo de Coordenador do Mestrado em Políticas, Organização, Gestão e Práticas em Saúde “Sistemas de Saúde” e de 2012 a 2019 foi Coordenador do Programa Nacional para Sistemas de Saúde do INS. Coordenou, desde 2015 à meados de 2020, o Comité Institucional de Bioética (CIBS-INS). Actualmente, é Director Nacional para a Área de Pesquisa em Saúde e Bem-Estar.