É Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique (2006), Mestre em Ciências Médicas pelo Instituto Karolinska na Suécia (2011) e Doutorada em Ciências Médicas pelo Instituto Karolinskana Suécia e pela Universidade Eduardo Mondlane (2015).

Tem experiência em pesquisa nas áreas de bacteriologia, técnicas moleculares, infecções respiratórias, novas plataformas tecnológicas em saúde, ensaios clínicos e imunologia.

Tem artigos publicados nas revistas African Journal of Laboratory Medicine, PloS one, PubMed, Elsevier, BMC Infectious Disease, ERJ Open Research, African Journal of Laboratory Medicine, International Journal Tuberculosis Lung Disease, Biomed Research International.

Entre os anos 2009 e 2010 ocupou o cargo de Responsável pelo Laboratório de Bacteriologia, de 2010 a 2014 foi Coordenadora dos Laboratórios de Referência da Tuberculose e, de 2014 a 2019, foi de Chefe do Departamento da Rede de Laboratórios e Serviços de Referência. Actualmente, é Directora para a Área de Laboratórios de Saúde Pública do INS.