Laboratórios do INS impressionam visitantes estrangeiros

Uma delegação composta por membros do sector de saúde pública de Tanzania, Zimbabwe e Suécia visitou, na manhã desta quinta-feira (02.06), as instalações do Instituto Nacional de Saúde (INS), com o objectivo de conhecer, de perto, a rede de laboratórios da instituição. Na ocasião, os visitantes informaram-se sobre o funcionamento de laboratórios como de Microbiologia, Imunologia Celular, Serologia e Entomologia, tendo ficado impressionados com a realidade encontrada.

Trata-se de uma visita realizada no âmbito do wokshop do Programa de Desenvolvimento de Capacidade dos institutos de saúde pública, organizado pela Suécia, decorrendo desde a última terça-feira na cidade de Maputo, com o término marcado para a tarde de hoje.

Nyambura Moremi, proveniente do Laboratório Nacional de Saúde Pública da Tanzania, manifestou a sua satisfação em relação às operações levadas a cabo pelos laboratórios do INS, com destaque para a vigilância epidemiológica.

“Estou, realmente, impressionada com o que é feito aqui no instituto. Nós temos um laboratório de saúde pública, mas a nossa visão é ter um instituto que contemple todos os departamentos-chave”, disse, assinalando que o workshop é uma boa prática para actualizar os institutos de saúde pública em matérias de vigilância epidemiológica.

A interlocutora acrescentou que não viu o centro operativo de emergência no INS, mas há, pelo menos, alguns departamentos-chave juntos, o que é muito bom em termos de resposta a ameaças de saúde pública.

O olhar satisfatório é partilhado pelo Director do Instinto de Saúde Pública de Tanzania, Medard Beijanga, que aponta como principal experiência adquirida durante a visita matérias ligadas à área de vigilância.
Por seu turno, Ian Machingura, professor sénior e chefe de Departamento do Laboratório de Diagnóstico e Investigação Científica da Universidade de Zimbabwe, partilha que a experiência vivida durante a visita é inspiradora para a implementação de Laboratórios de Alta Contenção de Nível 3.

“Estou impressionado com o trabalho feito até ao momento. Vi várias secções de laboratório, tais como Biologia Molecular, Virologia, Serologia, Microbiologia, e isso nos inspira na forma como devemos respondemos à pandemia da COVID-19, por exemplo”, assinalou.

O workshop sobre o Programa de Desenvolvimento de Capacidade é realizado com o objectivo de trabalhar na elaboração de um projecto de desenvolvimento de capacidades para o fortalecimento de institutos de saúde pública em Moçambique, Tanzania e Zimbabwe.