Moz-FETP Linha de Frente encerra com graduação de 13 participantes da II Coorte

Teve lugar, na manhã desta quarta-feira (11.05), na província de Maputo, a cerimónia de graduação de 13 participantes (profissionais de Saúde) integrantes da segunda turma do nível de Linha de Frente do Programa de Formação em Epidemiologia de Campo de Moçambique (Moz-FETP), estabelecido pelo Ministério da Saúde (MISAU) em Agosto de 2010, através do Instituto Nacional de Saúde.

Iniciada no dia 21 de Fevereiro último, a segunda coorte do FETP Linha de Frente teve uma duração de 12 semanas, ao longo das quais os participantes tiveram três oficinas de trabalho, alternadamente seguidas por dois trabalhos de campo.

A apresentação do programa do FETP, durante a referida cerimónia, coube à Dra. Mércia Dimene, participante da primeira coorte e responsável do manejo de casos do Programa Nacional de Controlo da Malária do MISAU.

Na ocasião, Dimene esclareceu que o FETP é um programa de desenvolvimento de força de trabalho orientado e baseado em competências, tendo como objectivo principal a melhoria de habilidades dos profissionais de Saúde no seu local de trabalho.

“O FETP Linha da Frente tem o objectivo fundamental de fornecer capacidades de resposta às emergências de saúde pública, condução de vigilância epidemiológica e actividades de identificação de eventos ou problemas epidemiológicos prioritários no local de trabalho. E, acima de tudo, melhorar as comunicações e, sobretudo, criar uma rede dentro do país e em todas as províncias”, disse.

A interlocutora explicou, ainda, que a referida formação é baseada, essencialmente, no “Aprender Fazendo”, isto é, o formando, depois da oficina em sala de aulas, aplica imediatamente os seus conhecimentos teóricos em prática, sob supervisão dos seus mentores de campo.

“Durante a formação, os formandos têm como competência fazer uma revisão contínua da prontidão e integridade dos relatórios de vigilância e de fontes de notificação”, partilhou, acrescentando que a Linha de Frente fornece a base para a melhoria da qualidade e prontidão de notificação de doenças.

Em termos de progressão, a graduada da primeira coorte assinalou, igualmente, que o FETP Linha de frente está a realizar, neste momento, uma coorte na província de Nampula, Norte do país.

O lançamento do FETP Linha de Frente, em Moçambique, teve lugar no dia 30 de Agosto de 2021, com o objectivo principal de treinar profissionais de Saúde, para fortalecer a capacidade de resposta a surtos e emergências em saúde pública, através da detecção, pesquisa e por meio do controlo e prevenção eficaz de doenças.

O MOZ-FETP foi estabelecido em colaboração com a Direcção Nacional de Saúde Pública e a Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, com o apoio técnico do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) e da Rede Africana de Epidemiologia de Campo (AFENET).

O encerramento da segunda coorte do FETP Linha de Frente foi marcado pela entrega de certificados aos integrantes da referida turma e pela realização de sessões científicas baseadas na apresentação de trabalhos de investigação realizados pelos graduados durante os três meses de formação.