INS reforçado com equipamento de identificação e prevenção de doenças infecciosas

O Instituto Nacional de Saúde (INS) recebeu, na manhã desta quinta-feira (12.05), diverso equipamento médico e de laboratório da empresa ENI Rovuma Basin. A oferta vai reforçar a capacidade técnica da instituição nos domínios de identificação e prevenção de doenças infecciosas.

O referido leque de materiais é composto por aparelhos analíticos e periféricos, que incluem geleiras e cabines de biossegurança, bem como testes de diagnóstico da COVID-19 e equipamento de protecção individual.

No acto da recepção, o Director-Geral do INS, Ilesh Jani, sublinhou que o donativo vai contribuir para o aumento da capacidade de testagem laboratorial em saúde pública, sobretudo ao nível dos laboratórios provinciais de saúde.

Na mesma senda, o dirigente assinalou que o equipamento vai ser útil nas acções de controlo de doenças endémicas e epidémicas no país a curto, médio e longo prazos. Igualmente, defendeu a necessidade de uma visão holística em relação à parceria com a referida empresa.

“Esta parceria com a ENI deve ser vista numa perspectiva abrangente, não só para o controlo da COVID-19, mas também de apoio ao sistema de saúde para o controlo de outras doenças infecciosas e epidémicas”, disse.

Por seu turno, o director da ENI Rovuma Basin em Moçambique, Giorgio Vicini, partilhou suas expetativas, vincando que, com a oferta, espera-se que haja melhoria na capacidade técnica do INS para identificação e prevenção de infecções.

Segundo Giorgio Vicini, a doação surge no âmbito da parceria da ENI com as autoridades de Saúde moçambicanas na promoção do bem-estar do país, com o objectivo de garantir que todos tenham acesso a cuidados de saúde primários.

Na mesma ocasião, Vicini vincou o compromisso que a empresa que dirige tem com a causa da saúde pública, referindo que, recentemente, para além da entrega de equipamento médico, financiou a instalação de três centros móveis de saúde nos distritos de Pemba, Mecúfe e Metuge, localizados na província de Cabo Delgado.